Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentes

Descripción del Articulo

A combinação entre as habilidades cognitivas e socioemocionais tem sido foco de interesse da literatura científica, dado o impacto de ambas sobre resultados educacionais, mercado de trabalho e comportamento social. Diante desse quadro, a presente pesquisa teve como objetivo, investigar a relação ent...

Descripción completa

Detalles Bibliográficos
Autores: de Cassia Nakano, Tatiana, Della Torre de Moraes, Isabella, de Oliveira, Allan Waki
Formato: artículo
Fecha de Publicación:2019
Institución:Pontificia Universidad Católica del Perú
Repositorio:PUCP-Institucional
Lenguaje:español
OAI Identifier:oai:repositorio.pucp.edu.pe:20.500.14657/167768
Enlace del recurso:http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/20978/20663
https://doi.org/10.18800/psico.201902.002
Nivel de acceso:acceso abierto
Materia:Aspectos afectivos
Aspectos cognitivos
Evaluación
https://purl.org/pe-repo/ocde/ford#5.01.00
id RPUC_b7144ddc8174c1490f40df2c78b43485
oai_identifier_str oai:repositorio.pucp.edu.pe:20.500.14657/167768
network_acronym_str RPUC
network_name_str PUCP-Institucional
repository_id_str 2905
spelling de Cassia Nakano, TatianaDella Torre de Moraes, Isabellade Oliveira, Allan Waki2019-06-25http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/20978/20663https://doi.org/10.18800/psico.201902.002A combinação entre as habilidades cognitivas e socioemocionais tem sido foco de interesse da literatura científica, dado o impacto de ambas sobre resultados educacionais, mercado de trabalho e comportamento social. Diante desse quadro, a presente pesquisa teve como objetivo, investigar a relação entre os construtos. Participaram do estudo 362 estudantes brasileiros do 3o ano (n=168) e 5o ano (n=194) do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 15 anos (M=10.3 anos; DP=1.33), sendo 180 do gênero feminino. Os participantes responderam a cinco subtestes de raciocínio para avaliação da inteligência (verbal, abstrato, numérico, espacial e lógico) e uma escala para avaliação das habilidades socioemocionais (composta pelos fatores de abertura a novas experiências, consciencia, extroversão, amabi-lidade, lócus de controle e estabilidade emocional). Os resultados mostraram correlações significativas entre os seis fatores que compõem as competências socioemocionais e a pon-tuação total na medida de inteligência, de modo a confirmar a importância de que ambas sejam estimuladas nos diferentes contextos.application/pdfspaPontificia Universidad Católica del Perú. Fondo EditorialPEurn:issn:2223-3733urn:issn:0254-9247info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Revista de Psicología; Vol. 37 Núm. 2 (2019)reponame:PUCP-Institucionalinstname:Pontificia Universidad Católica del Perúinstacron:PUCPAspectos afectivosAspectos cognitivosEvaluaciónhttps://purl.org/pe-repo/ocde/ford#5.01.00Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentesRelationship between intelligence and socio-economic competences in children and adolescentsRelations entre intelligence et competences socioémotionnelles chez les enfants et les adolescentsRelação entre inteligência e competências socioemocionais em crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/articleArtículo20.500.14657/167768oai:repositorio.pucp.edu.pe:20.500.14657/1677682025-04-11 10:15:18.937http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessmetadata.onlyhttps://repositorio.pucp.edu.peRepositorio Institucional de la PUCPrepositorio@pucp.pe
dc.title.es_ES.fl_str_mv Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentes
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv Relationship between intelligence and socio-economic competences in children and adolescents
dc.title.alternative.fr_CA.fl_str_mv Relations entre intelligence et competences socioémotionnelles chez les enfants et les adolescents
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Relação entre inteligência e competências socioemocionais em crianças e adolescentes
title Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentes
spellingShingle Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentes
de Cassia Nakano, Tatiana
Aspectos afectivos
Aspectos cognitivos
Evaluación
https://purl.org/pe-repo/ocde/ford#5.01.00
title_short Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentes
title_full Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentes
title_fullStr Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentes
title_full_unstemmed Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentes
title_sort Relación entre inteligencia y competencias socioemocionales en niños y adolescentes
author de Cassia Nakano, Tatiana
author_facet de Cassia Nakano, Tatiana
Della Torre de Moraes, Isabella
de Oliveira, Allan Waki
author_role author
author2 Della Torre de Moraes, Isabella
de Oliveira, Allan Waki
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Cassia Nakano, Tatiana
Della Torre de Moraes, Isabella
de Oliveira, Allan Waki
dc.subject.es_ES.fl_str_mv Aspectos afectivos
Aspectos cognitivos
Evaluación
topic Aspectos afectivos
Aspectos cognitivos
Evaluación
https://purl.org/pe-repo/ocde/ford#5.01.00
dc.subject.ocde.none.fl_str_mv https://purl.org/pe-repo/ocde/ford#5.01.00
description A combinação entre as habilidades cognitivas e socioemocionais tem sido foco de interesse da literatura científica, dado o impacto de ambas sobre resultados educacionais, mercado de trabalho e comportamento social. Diante desse quadro, a presente pesquisa teve como objetivo, investigar a relação entre os construtos. Participaram do estudo 362 estudantes brasileiros do 3o ano (n=168) e 5o ano (n=194) do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 15 anos (M=10.3 anos; DP=1.33), sendo 180 do gênero feminino. Os participantes responderam a cinco subtestes de raciocínio para avaliação da inteligência (verbal, abstrato, numérico, espacial e lógico) e uma escala para avaliação das habilidades socioemocionais (composta pelos fatores de abertura a novas experiências, consciencia, extroversão, amabi-lidade, lócus de controle e estabilidade emocional). Os resultados mostraram correlações significativas entre os seis fatores que compõem as competências socioemocionais e a pon-tuação total na medida de inteligência, de modo a confirmar a importância de que ambas sejam estimuladas nos diferentes contextos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo
format article
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/20978/20663
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.18800/psico.201902.002
url http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/20978/20663
https://doi.org/10.18800/psico.201902.002
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv urn:issn:2223-3733
urn:issn:0254-9247
dc.rights.es_ES.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.uri.*.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.es_ES.fl_str_mv Pontificia Universidad Católica del Perú. Fondo Editorial
dc.publisher.country.none.fl_str_mv PE
dc.source.es_ES.fl_str_mv Revista de Psicología; Vol. 37 Núm. 2 (2019)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:PUCP-Institucional
instname:Pontificia Universidad Católica del Perú
instacron:PUCP
instname_str Pontificia Universidad Católica del Perú
instacron_str PUCP
institution PUCP
reponame_str PUCP-Institucional
collection PUCP-Institucional
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional de la PUCP
repository.mail.fl_str_mv repositorio@pucp.pe
_version_ 1835639168924909568
score 13.932913
Nota importante:
La información contenida en este registro es de entera responsabilidad de la institución que gestiona el repositorio institucional donde esta contenido este documento o set de datos. El CONCYTEC no se hace responsable por los contenidos (publicaciones y/o datos) accesibles a través del Repositorio Nacional Digital de Ciencia, Tecnología e Innovación de Acceso Abierto (ALICIA).